Oficinas Científicas - TODOS OS DIAS

PARA CONFERIR AS OFICINAS DISPONÍVEIS PARA AGENDAMENTO CLIQUE AQUI

oficinas divulgao

As oficinas científicas buscam ampliar o contato dos estudantes com a ciência e promover a aprendizagem de conceitos importantes de forma prática e prazerosa por meio de metodologias inovadoras, uso de material didático e/ou jogos pedagógicos. As oficinas são realizadas nos laboratórios de Física, Química, Biologia, Geociências e Matemática. Confira a programação:

Oficina: POR DENTRO DA QUÍMICA COTIDIANA
Horário: 3ª tarde e 5ª manhã e tarde
Objetivo: Demonstrar experimentos facilmente reproduzíveis em ambientes escolares, abordando de forma prática os modelos atômicos, reações químicas, equilíbrio químico, cinética química, acidez e basicidade, indicadores de pH, separação de misturas.
Coordenadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino (Colégio de Aplicação/CE)
Bolsista: Saulo de Tárcio G. Nascimento

Oficina: EXPERIMENTOS INTERATIVOS DE FÍSICA BÁSICA
Horário: 4ª manhã e tarde e 6ª manhã
Objetivo: Aproximar o conhecimento da física através de experimentos interativos com ondas, princípio de Pascal, Lei da indução de Faraday, conservação do momento angular, índice de refração, de modo que os alunos possam relacioná-los ao seu cotidiano e ao mesmo tempo descobrir aplicações no mundo cientifico com os mesmos princípios vistos na oficina.
Coordenador: Alexandre Ricalde Rodrigues (Departamento de Física/CCEN)
Bolsista: Garuda de Braga

Oficina: PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA
Horário: 3ª manhã e tarde;4ª tarde; 5ª manhã e tarde
Objetivo: Discutir questões da Biologia e realizar atividades práticas com auxílio de microscópios. Aprender as regras básicas de biossegurança, preparar laminas de Elódeas e mucosa oral.
Coordenador: Paulo Antônio Padovan (Departamento de Histologia e Embriologia – CB)
Bolsista: Nathália Ferreira

Oficina: JOGOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
Horário: 2ª manhã; 4ª manhã e 5ª tarde
Objetivo: Desenvolver conceitos matemáticos utilizando jogos de estratégias, tabuleiro e encaixe de peças que estimulam o cálculo mental, a atenção, o raciocínio e estratégia para encontrar as soluções de problemas.
Coordenador: André Luiz Meireles (Departamento de Matemática/CCEN)
Bolsista: Dalía Carvalho de Souza e Rayza Laurindo

Oficina: APRENDENDO SOBRE MINERAIS E ROCHAS
Horário: 2ª manhã; 3ª manhã e 6ª manhã
Objetivo: Apresentar aos estudantes as ciências geológicas e o estudo dos minerais, rochas e fósseis, despertando a curiosidade em relação à composição, estrutura e formação do planeta Terra, bem como o interesse pelas áreas das geociências.
Coordenadora: Lucila Ester Prado Borges ( Departamento de Geologia/CTG)
Bolsista: Pedro Alves

Professores interessados em incluir suas turmas precisam agendar o dia e o horário das oficinas desejadas através do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , ou dos telefones (81) 2126 7030 / (81) 2126 8616. Será concedida declaração ao professor que acompanha os alunos nas oficinas científicas.

Mais informações:
Cecine